top of page
Buscar

Light: Aneel autoriza reajuste de 7,4% na conta de luz no Rio - supertopfm.com.br

Foto do escritor: VINICIUS VITALVINICIUS VITAL

As novas tarifas entram em vigor nesta quarta-feira e aumento leva em consideração inflação e custos de compra e distribuição de energia

Rio - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta terça-feira, 14, o reajuste tarifário anual da Light, fornecedora de energia elétrica a 4,7 milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro e em mais 36 municípios fluminenses. As novas tarifas entram em vigor nesta quarta-feira, 15, com um reajuste médio de 7,4%.

O reajuste leva em consideração a inflação e os custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam de acordo com a política de cada distribuidora, além dos encargos setoriais, como os subsídios que são pagos via conta de luz.

Publicidade



Para os consumidores de alta tensão (industrias) da Light, o aumento médio autorizado é um pouco menor: 6,03%. Os itens que mais impactaram os percentuais avalizados pela diretoria da Aneel foram custos de transmissão, custo de energia adquirida e o efeito da retirada de componentes financeiros.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A2 (de 88 a 138 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).


fonte O DIA

Comments


1f447-1f3fe.png
  • Facebook
  • Twitter

©2020 por SUPER TOP FM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page