Primeira semana terá fiscalização para confirmar aumento da frota em 50 linhas. Mais um consórcio entra em regime de recuperação fiscal
Por O DIA
Rio - Passageiros começaram a ver melhora na oferta de ônibus, nesta terça-feira, segundo dia da ação de reforço na operação do transporte na cidade. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) fiscaliza o aumento de coletivos em 50 linhas de ônibus que vinham circulando com frota abaixo do determinado por contrato. A secretaria deve publicar um balanço da ação de reforço nos próximos dias.
A modelista de roupas Paula Souza, de 48 anos, viu uma melhora no número de ônibus da linha 298, que faz trajeto Castelo x Acari. Segundo ela, que já havia desistido de pegar outra linha que parou de rodar para usar o 298, a espera foi menor no ponto.
" Hoje foi bem melhor, tinha mais ônibus. Eu costumava pegar o 311 para ir para o trabalho, mas parou de rodar em janeiro do ano passado. Trabalho em São Cristóvão, moro no Engenho da Rainha (ônibus passava por Cavalcanti, Inhaúma, Del Castilho) e essa linha acabou", comenta a moradora da Zona Norte.
Continua após a publicidade
As duas linhas mencionadas por Paula fazem parte do consórcio Internorte, um dos poucos que ainda não está em regime de recuperação judicial na cidade. Isso porque nesta terça-feira o consórcio Transcarioca, que atende a Zona Oeste, entrou para essa lista. Antes, em setembro, Intersul e Santa Cruz já haviam dado entrada no regime.
O consórcio Transcarioca é responsável por levar cerca de 22% dos passageiros da cidade. Segundo informações da Rio Ônibus, as empresas de ônibus cariocas acumulam, desde o início da pandemia (março/2020), déficit financeiro de R$2 bilhões. A dificuldade financeira forçou o fechamento de 16 empresas e a demissão de 21 mil rodoviários.
Comments