top of page
Buscar
Foto do escritorVINICIUS VITAL

Cedae diz que procedimento de descarga contra a geosmina está sendo 'exitoso' - SUPER TOP FM 89.9

NOTÍCIAS DA HORA

Estação de Tratamento de Água do Guandu Foto: Divulgação/Luís Alvarenga/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O presidente da Cedae, Eder Fernandes, afirmou, em entrevista ao telejornal "RJ1", da TV Globo, nesta quarta-feira, afirmou que o segmento operacional de descarga que foi realizado na madrugada desta quarta-feira está sendo "exitoso" e que pode ser realizado quantas vezes forem necessárias, com respaldo do Comitê Guandu, da Secretaria do Meio Ambiente, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e de empresas de consultoria. A afirmação foi dada após Eder ser questionado sobre o problema da alta incidência de geosmina na água que a companhia não consegue resolver desde o ano passado.

— Usamos pouco porque para ele é preciso parar a estação e a população fica sem água. Isso é para atuar na causa da geosmina, ou seja, aonde está havendo proliferação de cianobactérias. Estão sendo, sim, exitosas as ações porque estamos conseguindo diminuir a quantidade de bactérias no lago. Na estação de tratamento, nós estamos usando o carvão ativado para diminuir a concentração de geosmina e está diminuindo. Se você verificar as análises deste ano em relação ao ano passado, vai ver que estão dando padrões muito mais baixos. No mês passado, a OMS divulgou um novo relato sobre a geosmina que conta que, em quatro partes pro trilhão, é possível o olfato humano detectar a geosmina. Então nós estamos conseguindo sim reduzir, mas ainda sim é possível perceberem concentrações baixas — declarou Fernandes.


O presidente da empresa também disse "entender perfeitamente que não é confortável beber uma água com gosto e odor", mas ressaltou que a água fornecida pela Cedae está apta para o consumo:

— A Cedae está fornecendo uma água que é possível ser consumida pela população. É importante alertar que existe uma possibilidade de gosto e odor permitida na portaria de potabilidade de água. Existe um padrão de intensidade de gosto e odor que vai até 6. Se a intensidade de gosto e odor estiver 5, 4 ou 6, é possível ter gosto e odor na água e estar cumprindo a legislação vigente

Na terça-feira, o Ministério Público do Estado (MP-RJ) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-RJ) obtiveram decisão para que a Cedae apresente, em até três dias, dados qualitativos sobre as reclamações de consumidores via ouvidorias que relatam a falta d’água e/ou a desconformidade dos seus padrões de potabilidade no município. O período compreendido é desde a retomada da operação das elevatórias do Lameirão em 21 de dezembro do ano passado até o atual. Também foi solicitado o credenciamento e habilitação do laboratório utilizado pela Companhia que monitora o gosto e o odor da água fornecida. Sobre a questão, Eder afirmou que as respostas serão dadas ao MP no tempo e na hora definidos:

— A portaria que define os padrões de potabilidade de água também define a periodicidade de análise e as exigências para os laboratórios que fazem essas análises, que tenham um processo de gestão de qualidade, não é obrigatório a certificação. um dos laboratórios tem a certificação para um dos parâmetros, já o outro não tem mas está habilitado porque tem uma gestão de qualidade implantada e é isso o que exige a legislação. Nós estamos cumprindo o que a legislação nos exige.


Gilberto Porcidonio com TV Globo

2 visualizações0 comentário

Comments


1f447-1f3fe.png
bottom of page